Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição que afeta os discos intervertebrais, que são estruturas que ficam entre as vértebras da coluna e que funcionam como amortecedores. Os discos são formados por um anel fibroso e um núcleo gelatinoso. Quando o anel fibroso se rompe ou se degenera, o núcleo gelatinoso pode sair do seu lugar e comprimir as raízes nervosas ou a medula espinhal, causando dor, formigamento, fraqueza ou perda de sensibilidade nos membros inferiores ou superiores, dependendo da região da coluna afetada.

A hérnia de disco pode ter várias causas, como trauma, envelhecimento, má postura, obesidade, tabagismo, sedentarismo ou predisposição genética. Os sintomas podem variar de acordo com o tamanho e a localização da hérnia, podendo ser leves ou incapacitantes. O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos e de imagem, como raio-x, tomografia ou ressonância magnética.

O tratamento da hérnia de disco depende da gravidade do caso e da resposta do paciente aos medicamentos e à fisioterapia. A maioria dos casos melhora com medidas conservadoras, como anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares, repouso relativo e exercícios orientados. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer à cirurgia para retirar o fragmento do disco que está comprimindo o nervo ou a medula. A cirurgia pode ser feita por técnicas tradicionais ou minimamente invasivas, como a endoscopia da coluna.

A endoscopia da coluna é uma técnica que utiliza uma câmera acoplada a um tubo fino que é introduzido na coluna por uma pequena incisão na pele. A câmera permite visualizar o interior da coluna e guiar a retirada do disco herniado com instrumentos especiais. A vantagem dessa técnica é que ela causa menos danos aos tecidos adjacentes, reduz o sangramento, o risco de infecção e o tempo de recuperação.

Se você tem hérnia de disco e quer saber mais sobre essa opção de tratamento, entre em contato comigo pelo meu site ou pelas minhas redes sociais. Ficarei feliz em tirar suas dúvidas e avaliar seu caso.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e familiares e me siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre neurocirurgia. Até a próxima!